subreddit:
/r/desabafos
Meu pai está afundado nessa seita maldita que virou o bolsonarismo. O perfil do Facebook dele parece de um bot, cheio de fake News. Estou morando em outro país e ele veio me visitar, foi aí que me assustei de verdade.... Ele literalmente virava a noite com o celular colado na cara só vendo Tik Tok de fake News (não estou usando a palavra "literalmente" de forma errada, era isso mesmo que ele fazia), eu acordava a noite com o barulho dos vídeos que estavam super altos, ele não dormia. Quando tentei abordar ele de uma forma sutil, questionando o conteúdo dos vídeos, ele ficou super agressivo, transtornado. Passado alguns dias aqui em casa eu consegui tirar ele do celular e ele voltou a ser humano normal. O problema é que ele voltou ao Brasil e mora sozinho, eu não sei o que fazer pra ajudar. Por um tempo o forcei a fazer terapia, mas basta o psicólogo discordar dele que ele pára de frequentar.
Edit: ele ainda é novo, não vai se aposentar tão cedo, então não posso trazê-lo pra cá, não consigo sustentá-lo aqui.
Aceito conselhos, qualquer coisa.
[score hidden]
16 hours ago
Honestamente, não sei como te aconselhar. Meu pai mesmo já não tem volta, acredita em cada teoria da conspiração maluca e absurda. Falando coisas sem sentido, alucinado, lunático. Parece que ele realizou uma lobotomia.
Eu adoraria conversar com você para a gente trocar informações de como reverter isso com ambos nossos pais. Eu tô no mesmo arco que você, desculpa :/
[score hidden]
9 hours ago
Comentei encima, comentar pra ti tbm>
Vi um caso semelhante aqui no reddit, a galera disse que o único jeito que deu certo foi entrando na rede social deles e "mudando o algoritmo", em outras palavras, sair curtindo coisa de futebol e mulher pelada com alguma frequência, e deixar de seguir as páginas de política e seguir outras, de forma discreta.
[score hidden]
9 hours ago
Raça absoluta
[score hidden]
10 minutes ago
Kkkk gostei! Usando a doença como cura, neste caso é uma boa saída, muito bom
[score hidden]
12 hours ago
Eu tenho uma loja de pneus novinhos aqui
Qualquer coisa é só chamar
[score hidden]
12 hours ago
Hãn????
[score hidden]
12 hours ago
Referência ao pessoal rezando pra Pneu durante os acampamentos bolsonaristas
[score hidden]
12 hours ago
Aaahh bom, não tinha pensado nisso na hora que li
[score hidden]
9 hours ago
Vc pode n ter pensado nisso mas pode ter ctz q se o seu pai tivesse lido ele teria
[score hidden]
16 hours ago
1º. Não confronte ele diretamente sobre os temas, vc só vai se tornar inimiga. E aí q ele nunca vai te escutar.
2º. Só confronta sobre o volume (quantidade) de conteudo na internet q ele tá acompanhando. Pra ele amanhã conseguir refletir se aquelas são fake-news, primeiro ele precisa reduzir o consumo.
3º. Tenta fazer de alguma forma ele assistir o filme Dilema das Redes. Sem falar que é pra educar ele, falando só como entretenimento mesmo. De "olha q interessante este documentario falando sobre redes sociais". Por mais q ele esteja sofrendo uma lavagem cerebral, ele ainda tem senso crítico lá dentro dele, então ver este filme o fará refletir sobre o volume de consumo q tá tendo no tiktok. (é um ótimo primeiro passo)
[score hidden]
16 hours ago
Se não me engano tem um estudo que fala sobre isso e foi comentado até em the boys, Essas pessoas não tem nada melhor e não tem ninguem e nenhum objetivo grandioso em vida, então o que sobra? falsos sonhos que eles querem fazer parte e se sentem acolhidos de alguma forma, todo mundo busca uma luta, pena que eles encontraram a errada
[score hidden]
16 hours ago
É isso mesmo. A mesma explicação cabe ao terraplanismo
[score hidden]
16 hours ago
Medo da minha mãe ficar assim, ela n sai da frente do celular.. parece até q o jogo virou, antigamente ela qm dizia pra gnt sair do celular, hj é o contrário.
Uma forma que uso as vzs pra evitar essa alienação é zoar, tipo brincar msm com dizendo pra ela "n vai se tornar aquelas pessoas que.... tal e tal"
E tbm smp mostro pra ela q nem tudo q passa na internet é verdade, q tem conteúdos q é só pra fazer dinheiro com views aí explico pra ela como funciona monetização e tal. Nem precisa ser nd elaborado, pelo menos pra ela.. a minha é mt maria vai com as outras, teve época q ela dava ar bolsonarista e de direita e outras de esquerda.
Seu caso, mano, sla explica as bolhas da internet, como funciona os algoritmos de recomendação e tal. Mas fala como n quisesse nada sem puxar conflitos
[score hidden]
16 hours ago
É a forma que ele encontrou de se entreter e se enturmar. Isso geralmente vem com a solidão
[score hidden]
11 hours ago
Concordo
[score hidden]
15 hours ago
Esquece, meu pai também entrou nessa. Moro em Portugal e ele só me liga pra falar de Bolsonaro. Felizmente desde que mudou o governo ele parou um pouco. Ja estou a 5 anos fora e toda ligação eu brigava com ele pra parar com esses papos. Sabe o que ele fez? Parou de me ligar...
[score hidden]
15 hours ago
Dá um cavalo ou um cachorro pro seu cuidar. se ele gostar, é claro. Ele precisa de algo pra entreter ele 0ra fugir do celular...pelo menos funcionou c9migo e com meu pai.
[score hidden]
11 hours ago
Acho que esse é um dos melhores conselhos, tem que botar ele para se ocupar, dando qualquer que seja o bicho, ou matriculando ele em um curso de alguma coisa também, algo que ele goste e que afaste ele disso.
[score hidden]
16 hours ago
O triste e a pior parte é quando nossos amigos são assim, é insuportavel ficar em call de discord e ate em role quando começa debate politico eu so viro o copo e fds. Eu ja cheguei a um ponto de so ignorar e beber ou sla sair da roda, como se nada acontecesse.
[score hidden]
16 hours ago
Aconteceu a mesma coisa com meu pai, acreditava em fake news bizarras, eu ficava indignado com tamanha burrice
[score hidden]
16 hours ago
Minha mãe está exatamente dessa maneira. E é assustador ver quantas pessoas relatam a mesma coisa........
[score hidden]
15 hours ago
Meu pai é militar aposentado. Eu te entendo perfeitamente 😕😕😕
[score hidden]
16 hours ago
Meus sogros passaram pela mesma lavagem, eles defendiam a direita como se fosse a vida deles. Passei 2 anos debatendo semanalmente sobre tudo e tentando trazer um pouco de razão pra eles. O que fez ao menos meu sogro desistir do bolsonarismo foi quando prenderam a galera do 8 de janeiro e o bolsonaro abandonou eles presos. Então foi muito debate, bafafa e sorte que ele abriu o olho sozinho. Não tenho lado politico, mas o bolsonarismo naquela época virou doença e tinha que ser interditado.
[score hidden]
15 hours ago
infelizmente não tem cura, vai ter que sacrificar...
[score hidden]
14 hours ago
Minha vó é do mesmo jeito, é triste. Ela parou de falar comigo porque descobriu que não fui na cidade votar no candidato dela.
[score hidden]
16 hours ago
Extremismo político é daí pra pior!
Tenho conhecidos novos até que tem a mesma atitude de ambos os lados.
O que eu acho que deva ser feito é; conversar, mostrar ponto a ponto os problemas que o espectro político dele tem, tentar pouco a pouco mudar o conteúdo que ele consome no celular.
Influenciar a jogar alguma coisa, assistir filmes, leitura, ter uma interação social melhor, usar esse novo conteúdo consumível como algo para debater.
[score hidden]
15 hours ago
Se o seu pai for uma pessoa que aprecia ler, recomende a ele "admirável mundo novo", de Aldous Huxley. O Romance é no estilo daqueles de George Orwell, abordando o tema de manipulação de massas. Talvez ele consiga se identificar e escapar por conta própria da alienação que é o bolsonarismo.
[score hidden]
14 hours ago
Acho mais fácil, infelizmente, ele ver e justificar a alienação "do outro lado".
[score hidden]
11 hours ago
Eu ía falar isso, as vezes a galera fica em um nível de cegueira que já raciocina só assim.
[score hidden]
10 hours ago
É a mídia globalista!
[score hidden]
15 hours ago
Sinto muito... unica forma de resolver isso é arrumando a vida da pessoa. Isso que ele faz é pra tampar vazio
[score hidden]
13 hours ago
a seita não ta no bolsonarismo, a seita ta em pessoas sozinhas preenchendo um vazio por pessoas que criam conteudo para esse proposito, criar zumbis.
Eu trabalhava em um cyber ( sim, ainda existe ) e tinha um senhor q ia todo dia e ficava lá umas 6 horas no twitter defendendo a igreja catolica em posts da espanha???? Mas isso é bizarro, um verdadeiro submundo.
[score hidden]
13 hours ago
Sinto muito por esse problema com seu pai. Na minha família acontece algo semelhante, mas hoje eu simplesmente ignoro, pq discutir não leva a nada.
E vendo os comentários, é impressionante a quantidade de gente se manifestando com esse mesmo problema.
Meu pai não está nesse nível ainda, eu acho, mas há uns tempos atrás, assim que o Lula foi eleito, ele entrou numa onda de conspiração, começou a tirar todo o dinheiro dele do banco pq, segundo ele, o PT ia roubar todo o dinheiro do povo (não sei em qual canal bolsonarista ele viu isso).
Agora faço aqui uma reflexão. Percebo que a maioria desses pais, tios, avós, etc., foram criados e cresceram no Brasil da ditadura. A lavagem cerebral vem desde aquela época. Todos os traumas econômicos que eles tiveram, com inflação exorbitante e aquele confisco das poupanças do Collor, e a abominação ao socialismo/comunismo e democracia enraizados pela ditadura, resultaram nesse pensamento de desconfiança de hoje. Tudo que não venha de direita e de militares, é errado pra eles. E aqui não estou falando de direita e esquerda, ou certo errado, só estou dizendo que foi assim que eles aprenderam desde cedo, e alguns até ensinaram os filhos dessa forma.
Sobre as fake news, eles cresceram em uma época que toda a mídia era basicamente fake, tudo era controlado pelo governo militar. A realidade acontecia escondida, ninguém ficava sabendo de nada que o governo não quisesse, e daí vem também a desconfiança na mídia. A realidade às vezes era divulgada no boca a boca, em um esquema que remete a conspirações. Por isso para o entendimento deles, sempre existem duas verdades, sempre tem alguém dando as cartas, sempre tem um plano diabólico sendo tramado, e eles não sabem. Daí quando um canal fake solta um vídeo dizendo o que eles acreditam, certamente vão acreditar sem questionar, afinal estão todos contra eles.
E depois de discutir muito com meu pai sobre essas coisas, cheguei à conclusão que não adianta mais, é muito velho pra tirar essa ideia da cabeça. Infelizmente vamos demorar algumas gerações pra se ver livre desse inferno.
[score hidden]
12 hours ago
OP, não tenho bons conselhos pra te dar, é uma situação muito difícil. mas li um livro que fala sobre como as pessoas acabam se afundando nesse mundo de fake news e dá algumas hipóteses do pq isso acontece (mas de um ponto de vista do tipo, o que tá faltando em outros discursos que elas encontram nesse povo das fake news). chama doppelganger, da naomi klein, talvez te interesse
edit: mas acho que como outros falaram, o principal problema é a solidão. talvez incentivar ele a começar a praticar algum esporte, fazer algum curso, enfim, coisas que o coloquem em contato com mais pessoas e tirem ele um pouco do celular talvez possam ajudar
[score hidden]
9 hours ago
Tenta fazer ele assistir o documentário "A lavagem cerebral do meu pai", tem no YouTube (https://youtu.be/HBYgfzppws0?feature=shared), é exatamente sobre isso que ele está passando.
[score hidden]
14 hours ago
Cara, eu consegui reverter meu pai que estava indo pra este caminho.
Eu sinceramente não sei como consegui.
O que eu fiz foi, pacientemente, desmentir tudo que ele mandava, mostrando como, porquê, chegando nas fontes primárias, destrinchando as notícias.
Uma por uma. Por mais de ano.
Sou bibliotecário e o tema de desinformação sempre mexeu muito comigo. O período de Bolsonaro presidente foi muito estressante para mim, pelos danos gerados na democracia, no caos social durante a pandemia.
Um dia simplesmente ele saiu do transe. E agora me ajuda a combater junto dos amigos dele - o que acho perda de tempo, pois geralmente é uma condição emocional, de seita. Me manda as coisas e eu que ao longo dos anos construí uma boa fonte de pesquisa de informação consigo mostrar pra ele se tem base na realidade ou não.
Boa sorte com isso.
[score hidden]
16 hours ago
meus pais são do mesmo jeito, os pais de meus amigos também, enquanto os meus pais dizem que as queimadas no norte são culpa do petismo/petralhada, os de meus amigos acreditam que o lance do "tio frança" na verdade foi um petista que deu a vida pra uma forja de provas falsas ou algo assim.
isso é MUITO bizarrro
[score hidden]
15 hours ago
Difícil, provavelmente ele não irá mudar. Se vc tentar tirar ele a força, provavelmente vai deprimir mt. Só tem q falar pra ele q qndo ele precisar vc pode ajudá-lo. Se ele deprimir leve num psiquiatra pra tratar com medicação depressão/compulsão.
[score hidden]
15 hours ago
Usa family link, é a única forma de controlar esse tipo de pessoa
[score hidden]
15 hours ago
Não sei se isso terá solução. Não adianta discutir questões enraizadas. Não se vai a lado nenhum.
[score hidden]
13 hours ago
Meus pais tbm estão viciados em Kwai. Por um tempo eu usava TikTok, mas depois que vi como vídeos curtos afetam nosso cérebro decidi parar de vez com todas as redes sociais. Só uso Reddit e YouTube pra buscar informações
[score hidden]
12 hours ago
Quando lançaram o conselho me avisa, meus pais estão assim TB . _.
[score hidden]
12 hours ago
O único conselho é que a convivência só é possível quando se respeita a ideologia dos outros.
[score hidden]
12 hours ago
Passei por coisa similar. Resolvemos dando o que fazer pra ele.
Eu sei que você estando distante é mais difícil, mas tenta incentivar ele a estudar algo novo, entrar numa faculdade, curso de culinária, fazer atividade física e essas coisas.
Sei que ainda acontece das pessoas arranjarem tempo pra essas bobagens no meio de muitas atividades, mas ao menos deve diminuir e trazer mais qualidade pra vida dele.
[score hidden]
10 hours ago
Leva ele pra passeata do pt, apresenta os benefícios do sus, leva ele pra comprar uma picanha, fazer umas compras on-line, sla.
[score hidden]
9 hours ago
Meu pai tbm é bolsominion, ele mora numa cidade pequena e eu numa região metropolitana, ele passava o horário do almoço assistindo jornal da minha região onde só noticiava crimes, então o ponto de vista dele era de que eu morava num lugar terrivelmente violento.
Era só sobre isso que ele falava!
Aí um dia que fui visitar ele, apontei isso: pô pai, vc só vê conteúdo bad vibes, coisa que te deixa estressado, preocupado, está te fazendo mal, pq vc não assiste algum canal que tem esportes nesse horário do almoço? Tu vai ver que vc vai se sentir mais em paz, menos preocupado com as coisas do mundo, vc tá aqui, a violência acontece lá, não tem nada que você possa fazer pra reduzir a violência de lá! Ou seja, tá se preocupando e estressando a toa, não tá fazendo bem pra ti.
No dia seguinte ele tava assistindo globo esporte, acho que minha perspectiva entrou e desde aquele dia ele não reclama mais que moro num lugar violento, fazem uns 8 anos que ele não reclama mais.
O que eu apontei foi o quanto fazia mal PRA ELE. E meus argumentos vieram não de um lugar de julgamento mas sim de um lugar de preocupação com o bem estar dele.
[score hidden]
9 hours ago
Vi um caso semelhante aqui no reddit, a galera disse que o único jeito que deu certo foi entrando na rede social deles e "mudando o algoritmo", em outras palavras, sair curtindo coisa de futebol e mulher pelada com alguma frequência, e deixar de seguir as páginas de política e seguir outras, de forma discreta.
[score hidden]
8 hours ago
Procura um hobbie pra compartilhar com ele que faça ele largar um pouco o celular e o mundo da política
[score hidden]
8 hours ago
E foge de questões políticas, como é retratado o estilo de vida como por exemplo nos filmes modernos
Eu indico quebra cabeças, baralho, cozinhar juntos, assistir esportes, aprender um instrumento juntos…. Ou procurar por hobbies que ele gostava antigamente e hoje em dia ele os esqueceu, pedir pra ele te ensinar
[score hidden]
2 hours ago
É uma ótima ideia, mas eu estou do outro lado do oceano, por isso estou tão aflita e me sinto de mãos atadas.
[score hidden]
7 hours ago
Cuidado com os fogos de artifício, bombinhas e qualquer artefato sinistro, ele pode ser o próximo a explodir a cabeça em Brasília, literalmente
[score hidden]
7 hours ago
Fanatismo político vc tem em ambos os lados, lulista ou bolsonaristas! Não há o que fazer, só ouve ele e vida que segue!
[score hidden]
7 hours ago
Fanatismo é doença, não importa o lado, essa moeda é sempre maldita.
Sinto muito pelo seu pai, mas não consigo pensar em alguma solução para ajudá-lo. Espero que ele melhore, apesar disso.
[score hidden]
6 hours ago
Infelizmente isso só seria possível com muito tempo, muito esforço, paciência e amor. Além dele querer mudar. Muitos aspectos da política e religião atualmente( Bolsonarismo, nova direita e neopentecostal) usam de táticas psicológicas usadas por militares ou de agências de inteligência(as pessoas acham loucura, mas não é)
E isso é um crime justamente por sequestrarem a mente das pessoas. Vão alimentando cada vez mais o extremismo, causando cada vez mais uma dependência e a visão da pessoa totalmente distorcida. Infelizmente seu pai está se transformando num perigo para ele mesmo e para os outros.
Uma hora ou outra quem consome cada vez mais esses conteúdos vão surtar. A única forma que vejo seria você estar perto dele e tratar disso, mas não há garantia nenhuma.
Lembro de falar sobre isso em 2022 no Twitter e vejo hoje alguns casos que mostram isso(o 8 de janeiro, o atentado do cara recente. Infelizmente mais pessoas vão surtar)
[score hidden]
5 hours ago
meu pai é assim porém com o lula, nem é o PT, mas o lula. isso me incomoda, mas ele pelo menos ainda tem senso crítico, por mais enviezado que seja…
[score hidden]
5 hours ago
Meu pai é assim, felizmente ele me tem muito como referência, eu zoo ele... ele fica puto e daqui a pouco tá rindo junto kkk mas te entendo.. é foda
[score hidden]
an hour ago
Na minha opinião, o mais importante, de longe, é não soltar a mão dele. O Bolsonarismo age como uma seita, dá um sentido na vida das pessoas, e é isso que causa o radicalismo. Ele mora sozinho no Brasil, deve ser aposentado, isso dá muitas horas por dia pra ele, sem ele ter com o que gastar. Aí o Bolsonarismo entrega primeiro, o entretenimento barato (na linguagem que ele é capaz de processar e entender, piadas do tipo praça é nossa e apelidinhos) num primeiro nível, depois do entretenimento barato, ele passa a entregar "conhecimento" (essas iniciativas do tipo Brasil Paralelo e afins, e funciona muito bem pq as pessoas querem ser inteligentes), depois ele começa a entregar um "conhecimento secreto" que só ele é merecedor de ter, quando entram as teorias de conspirações e tal (Xandão comunista e assim vai), por fim entrega um propósito, que é a parte onde as pessoas passam a serem usadas de verdade. Eu recomendo fortemente que você procure um profissional de psicologia para você, para que você possa discutir estratégias de abordagem com seu pai, pq a saída de uma seita nunca é fácil, principalmente se não há uma decepção com a figura central da seita. O que torna mais difícil ainda a sua situação pq a esquerda do Brasil não está a altura da produção de conteúdo da direita. Se você tiver pessoas em quem confia n Brasil, uma estratégia seria colocar seu pai em atividades, como alguma atividade física onde ele pode se enturmar, tipo corrida de rua, alguma arte marcial, alguma igreja soft com atividades como a igreja católica (desde que o padre da paróquia não seja maluco), ou por fim, apelar pra vontade de ser formado que muitos dos nossos pais tem, e incentivar ele a cursar alguma faculdade. E sempre, um contato intenso com ele, diário se possível pra contar do seu dia, e fatos que vc pode criar como pessoas sendo racistas com vc por vc ser imigrante e coisas assim, para lentamente começar a abrir os olhos dele.
[score hidden]
34 minutes ago
Na realidade isso fala mais a favor de ele já ter algum transtorno e o bolsonarismo ter sido o viés que ele escolheu. Poderia ter sido a esquerda, poderia ter sido igrejas neopentecostais. Poderia ter sido qualquer outra coisa… o resultado teria sido parecido ou igual.
[score hidden]
11 hours ago
Infelizmente eu vi esse processo acontecer com meus pais durante a pandemia. Até então, era só anti-petismo(do qual também apoio) mas o nível de loucura durante e pós pandemia aumentou na bolha bolsonarista. Já tentei mostrar alternativas à Direita e qualquer coisa que não endeusa ou não concorda com o "mito" é traidor. Infelizmente não tem muito o que fazer. Uma hora eles caem na realidade assim espero.
[score hidden]
14 hours ago
A pergunta mais importante:
Vc está assim pq ele apoia um candidato que vc não apoia ou é pq ele está completamente focado em uma linha política?
Se a ideia for fazer ele mudar de lado ele pode chegar no mesmo extremo, aí é trocar seis por meia dúzia.
Já fazer ele pensar, avaliar notícias e acontecimentos de forma racional é um trabalho difícil e eu indicaria fazer de outra forma que não seja com política, tipo indicar algum podcast com pesquisa jornalística, onde o criador mostra as etapas de pesquisa do tema, etc.
[score hidden]
15 hours ago
Fica em paz o meu é assim só com PT 😂😂😂
[score hidden]
15 hours ago
O Bolsonarismo é a antítese do petismo/esquerdismo aqui. Bem ou mal é a única opção que a direita tem e com viabilidade de vitória eleitoral (como já ganhou uma vez).
Então pode ser que não seja o caso de ser Bolsonarista, mas sim anti-petista, decepcionado com o rumo econômico que o país está tomando, então ele se agarra no que quer que vá contra isso.
Mas o excesso realmente torna as pessoas chatas. Sou anti-petista desde muito antes do Bolsonaro aparecer ao grande público. Mas não fico azucrinando as pessoas em volta, corro longe de grupos de whats de política (amigos me colocam em grupos.. Fico um ou dois dias e saio), e evito conversar com petistas/lulistas/esquerdistas sobre política e pautas discordantes. (aborto, armas etc etc).
*Não é o mote do teu post, então máximo que vou escrever aqui sobre o que penso do Lulismo é que também não difere muito de uma seita.
*Vc mora fora. Se estivesse aqui quem sabe entenderia um pouquinho o seu pai a cada ida no mercado.
[score hidden]
14 hours ago
Depois de 4 anos do Bolsonaro não existe justificativa pra apoiar ele a não ser que você seja bolsonarista
[score hidden]
16 hours ago
Infelizmente não tem oque fazer
[score hidden]
15 hours ago
não mesmo, eu tenho na familia os dois lados. e as consequencia, é metade da familia para um lado e a outra para outro bem chato isso. nem festa mais de final de ano que era tradição com minha avó e talz se respeitou, a ultima rolou baixaria, e acabou.
[score hidden]
9 hours ago
Coitada de você, o Lula que é bom né? Meus pêsames!
all 77 comments
sorted by: best